"As forças e meios da Frota do Mar Negro escoltam o grupo de navios da OTAN composto por três fragatas das Marinhas da Holanda, Canadá e Espanha", lê-se no comunicado. O acompanhamento é realizado pelos navios russos Ivan Khurs e Vasily Bykov.
Vários navios de guerra da OTAN entraram no mar Negro em 28 de março depois de atravessar o estreito de Bósforo, informa o Comando Marítimo Aliado da OTAN no Twitter.
NATO'ya bağlı 3 savaş gemisi İstanbul Boğazından peş peşe geçiş yaptı. Boğaz geçişini tamamlayan gemiler Karadeniz'e açıldı. Gemilerin geçişine sahil güvenlik botları da eşlik etti. pic.twitter.com/gujkqnSquf
— Demirören Haber Ajansı (@dhainternet) 28 de março de 2019
Trata-se do destróier holandês Evertsen, da fragata canadense Toronto e da fragata espanhola Santa Maria, acompanhados pela fragata da Marinha turca Yildirim.
O comandante do Segundo Grupo Naval permanente da OTAN, Boudewijn Boots, revelou na sua conta no Twitter que os navios participarão dos exercícios navais da OTAN Sea Shield, juntamente com os parceiros ucranianos e georgianos.
.@nato @SNMG_2 frigates, flagship @kon_marine De Zeven Provinciën-class @Zr_Ms_Evertsen F805, @RCN_MRC Halifax Class @HMCS_NCSM_TOR FFH 333, Turkish Navy Yavuz class TCG Yıldırım F243, @Armada_esp Santa Maria Class ESPS Santa Maria F81 transit Bosphorus & enter BlackSea together pic.twitter.com/Jb5FGkT6Oi
— Yörük Işık (@YorukIsik) 28 de março de 2019
Além disso, o petroleiro francês Var, junto com um grupo de navios de combate, chegou a Istambul, mas não entrou no mar Negro.
Segundo a Embaixada do Canadá na Ucrânia, no próximo 1 de abril, duas fragatas do grupo, a Toronto e a Santa Maria, visitarão o porto ucraniano de Odessa.
Não é a primeira vez que navios da OTAN navegam no mar Negro. Em fevereiro, o destróier americano USS Donald Cook entrou nessas águas e, duas semanas depois, seguiu para o Mediterrâneo, tendo navegado muito próximo da fragata russa Admiral Essen no Bósforo.