"Todos nós vivemos no espaço, não o transformemos em um desastre. O espaço deve ser um lugar em que nós podemos fazer negócios. O espaço é um lugar em que as pessoas devem ter liberdade para operar", afirmou Shanahan após o teste.
"É por isso que fizemos isso em uma altitude mais baixa, eles desaparecerão em pouco tempo", disse funcionário de alto escalão à Reuters.
Em 2008, os EUA realizaram um teste semelhante utilizando um míssil lançado de um navio para destruir um de seus satélites obsoletos de baixa altitude, o USA-193. Naquela época, os militares do país rejeitaram as numerosas preocupações sobre os possíveis escombros que o lançamento causaria.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, qualificou como um "grande avanço" o derrube de um satélite de órbita baixa realizado esta semana durante um teste de um novo míssil. O satélite se encontrava orbitando a uma altitude de 300 km. Depois do teste, a Índia se tornou o 4º país do mundo, depois dos EUA, Rússia e a China, a possuir armas antissatélite.