O Messerschmitt Me 163 era o único avião operacional com propulsão de foguete capaz de subir quase verticalmente a uma velocidade de 1.126 quilômetros por hora, um recorde para a época. Seu papel como interceptador consistia em penetrar nas formações inimigas antes de voltar para realizar o segundo ataque.
Um novo estudo de raios X revelou que havia mais defeitos nesse plano do que se acreditava anteriormente. Muitos pilotos morreram durante os testes quando o combustível se esgotava rapidamente. Isso tornou esses aviões alvos fáceis para os combatentes inimigos, informou o jornal Times.
O período de combustão de seu motor era muito curto devido à velocidade incrível que esta aeronave podia desenvolver. Isso significava que o piloto tinha que voltar a planar frequentemente.
"Não havia armas maravilhosas supermodernas na Alemanha nazista que pudessem ter mudado o curso da guerra. Essas afirmações foram dissipadas a partir dos anos 50 do século passado pela indústria aeroespacial alemã. Este avião era extremamente perigoso para seus próprios pilotos e tecnicamente acabou sendo um beco sem saída", explicou ele.
Outro funcionário, Felix Wander, por sua vez, relatou que a Alemanha nazista considerava os pilotos do Messerschmitt Me 163 como "descartáveis", o que explica sua alta taxa de mortalidade.