Contextualizando a intenção da Turquia de adquirir sistemas russos S-400, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Palladino, listou na quinta-feira (11) riscos que o aliado turco da OTAN pode vir a enfrentar.
"Penso que nós temos sido bem claros daqui, do Departamento de Defesa, que há riscos associados à aquisição de S-400. Temos falado sobre eles com frequência. Quero dizer, número um, a pendência de uma decisão da Turquia de renunciar inequivocamente à compra de S-400 já ocasionou um impacto imediato de suspensão das entregas e atividades associadas à elevação das capacidades operacionais do F-35", afirmou Palladino a repórteres.
"Nós avisamos claramente a Turquia de que a potencial aquisição de S-400 resultaria em uma reavaliação do programa F-35. Em terceiro lugar, temos falado muitas vezes que isso também provoca um risco que poderia levar a potenciais ações em conformidade com Ato Contra Adversários da América Através de Sanções [CAATSA, na sigla em inglês]."
Como explica o porta-voz norte-americano, os sistemas antimísseis Patriot também estão em jogo devido à indecisão de Ancara quanto aos sistemas russos. Palladino se esquivou quando perguntado se a posição da Turquia na OTAN poderia ser abalada com a compra de S-400, afirmando simplesmente que "neste momento, não tenho mais nada a dizer".
As palavras do porta-voz Palladino surgem poucos dias depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter reiterado que a compra de S-400 da Rússia não se discute mais. O ministro do MRE turco, Mevlut Cavusoglu, por sua vez, afirmou no início desta semana ser um absurdo questionar a permanência da Turquia na OTAN pelo acordo de compra de S-400 russos e deixou claro que Ancara não cederia à pressão de Washington.
Em desenvolvimento paralelo, os Comitês de Relações Exteriores e de Serviços Armados do Senado dos EUA mais uma vez alertaram sobre sanções iminentes à Turquia e pediram a Ancara que fizesse uma escolha.
"Até fim do ano, a Turquia terá aviões de combate avançados F-35 no seu solo ou um sistema russo de defesa S-400 de mísseis terra-ar. Não terá ambos", escreveram os senadores republicanos Jim Risch e Jim Inhofe, juntamente com os legisladores democratas Bob Menendez e Jack Reed em artigo do The New York Times.
Há muito que o Pentágono está preocupado com a possibilidade de a Turquia comprar sistemas russos de defesa antiaérea em conjunto com F-35 americanos, por temer que informações sobre a aeronave seja passada para russos.