Coreia do Norte quer saída de Pompeo das negociações para dialogar com EUA

© AP Photo / Casa BrancaDiretor da CIA, Mike Pompeo, cumprimenta o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang
Diretor da CIA, Mike Pompeo, cumprimenta o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Coreia do Norte pediu a substituição do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, por alguém que seja "mais cuidadoso", para continuar as negociações sobre a desnuclearização da península, segundo o diretor-geral do Departamento de Assuntos Estadunidenses do MRE norte-coreano, Kwon Jong-gun.

"No caso de uma possível volta ao diálogo com os EUA, gostaria de que a negociações continuassem com alguém que tenha mais atenção e maturidade para se comunicar, ao invés de Pompeo", disse Kwon em comunicado citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Kwon destacou que "a experiência da cúpula de Hanói mostrou que qualquer que seja o problema, se Pompeo participar, as negociações entre os dois países vão mal e sem resultados".

Lançamento de míssil de longo alcance no polígono de Sohae (Coreia do Norte) - Sputnik Brasil
Kim Jong-un promete desenvolver poder militar e energia nuclear da Coreia do Norte
Em junho, os líderes de ambos os países se reuniram pela primeira vez em Singapura e se comprometeram a trabalhar para normalizar as relações bilaterais e desnuclearizar a península da Coreia. Entretanto, o processo emperrou nos últimos meses.

A segunda reunião entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que ocorreu em Hanói nos dias 27 e 28 de fevereiro, terminou repentinamente e sem acordo entre as partes.

Pompeo explicou que a Coreia do Norte não estava preparada para seguir adiante no rumo esperado com relação à mudança do cancelamento das sanções econômicas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала