O carregamento é o maior do tipo confiscado na fronteira do país europeu neste ano. De acordo com informações reproduzidas pela AFP, dois homens foram presos na operação. Um deles, cidadão iraniano, é quem estava dirigindo o veículo no momento da apreensão, enquanto o outro, de cidadania turca, é quem receberia a carga. Os dois podem pegar de 15 a 20 anos de prisão pelo crime.
A droga apreendida, segunda as autoridades, estava guardada em 144 pacotes escondidos em compartimentos de uma máquina de pintura por spray levada no caminhão. Ela foi encontrada quando o veículo foi radiografado ao entrar na Bulgária pela Turquia, no posto de fronteira de Kapitan Andreevo, no último domingo. Mas a apreensão só foi anunciada hoje.
A Bulgária, que se encontra na chamada rota de drogas dos Balcãs, do Oriente Médio para a Europa Ocidental, registrou um aumento de várias vezes nas apreensões de heroína nos últimos três anos. Em 2018, a alfândega confiscou um total de 994 quilos de heroína nas fronteiras do país, um aumento de 13% em relação a 2017.