Alguns animais estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) de espécies ameaçadas de extinção e, portanto, precisam de ajuda humana.
A Sputnik apresenta os animais mais originais que habitam vários cantos do mundo.

1/21
© AFP 2023 / WWF-Camboja/Gerry Ryan
Golfinho-de-Irrawaddy – espécie que está à beira de extinção – nadando no rio Mekong, no Sudeste Asiático.

Macaco-narigudo é um animal endêmico das florestas tropicais de Bornéu, que ficam no oceano Índico.

As lampreias se reproduzem em água doce, porém migram para o mar para continuar se desenvolvendo até a fase adulta. Suas escamas estão espalhadas pela superfície do corpo e são responsáveis por jogar muco. A boca tem um diâmetro igual ao corpo cilíndrico, é reforçada por um anel de cartilagem, é repleta de dentes e ainda há uma língua raspadora cartilaginosa

Gazela-girafa é um antílope que habita regiões áridas da África. Essa espécie possui pescoço muito longo e fino semelhante ao de girafas.

Rato-toupeira-pelado é um roedor que pode ser encontrado na Somália, Etiópia central e no norte e leste do Quênia.

Apelidada de dragão azul, glaucus atlanticus é uma espécie de lesmas. Elas podem flutuar perto da superfície por terem um saco contentor de gás no estômago.

Babirussa é uma espécie de mamífero, endêmica da Indonésia.

Rã de vidro habita as florestas húmidas da América Central e os países mais a norte da América do Sul.

Lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e medir até 1,3 m de corpo.

Toupeira-nariz-de-estrela é facilmente identificável pelos vinte e dois apêndices carnudos rosa do seu focinho, que é usado como um órgão táctil com receptores sensoriais.

Pichiciegos-menores são os menores tatus do mundo e uma das mais raras espécies de mamíferos da América do Sul.

Cervo-de-topete é uma pequena espécie caracterizada por um tufo de pelos pretos na testa e caninos proeminentes nos machos. Habita principalmente as regiões centrais da China e nordeste de Myanmar.

Peixe-papagaio se distingue pela coloração brilhante e bico semelhante àquele que possuem papagaios reais. Habita zonas de recifes coralinos do mar Vermelho, oceanos Atlântico e Indo-Pacífico.

Morcego-branco-das-Honduras possui uma pelagem branca com focinho e orelhas amarelos e tem entre 3 cm e 5 cm de comprimento. Representantes desta espécie se alimentam parcialmente de frutas e habitam países da América Central.

Chamados de formigas-panda graças à aparência incomum, esses insetos na verdade pertencem à espécie de vespas endêmicas da América do Sul.

Caranguejo-gigante-japonês ou caranguejo-aranha-gigante é uma espécie de caranguejo que pode atingir uma envergadura, medida com as patas esticadas, de 3,8 metros e pesar 19 kg.

Polvos-dumbo, foram denominados desta forma devido às duas barbatanas que se localizam na cabeça. Parece o elefante Dumbo da Walt Disney, não é mesmo?

Pipa, popularmente chamado de sapo-do-Suriname, é uma espécie de anfíbio nativa da América do Sul.

19/21
Tenreque-raiado-das-planícies é uma espécie endêmica de Madagascar. É o único mamífero capaz de estridular.

Preguiça-de-três-dedos é uma espécie de bicho-preguiça. Habita o continente americano, sua distribuição natural estende-se da América Central à América do Sul.

21/21
© AP Photo / Barry Batchelor
Aie-aie - é um primata endêmico de Madagascar. Essa espécie se distingue pelos dedos longos e finos. Está na Lista Vermelha da IUCN.
