Este navio é o segundo quebra-gelo do projeto 22220. Antes dele, já fora lançado o Arktika, estando neste momento em construção o terceiro, Sibir. O Ural tem 173,3 metros de comprimento e 34 metros de largura. Sua construção foi lançada em 2016 e terminará em 2022.
O diretor do movimento cívico russo de apoio da Marinha, Mikhail Nenachev, destacou: "O lançamento ao mar do quebra-gelo Ural é um sinal positivo para o mundo, porque, com uma esquadra maior de quebra-gelos, faremos da Rota Marítima do Norte uma artéria mundial navegável".
Os quebra-gelos nucleares universais do projeto 22220 com características aperfeiçoadas são os maiores e os mais poderosos no mundo em comparação com os atuais quebra-gelos nucleares. Estes navios poderão abrir caminho para grupos de barcos através de águas congeladas, com gelo até 3 metros de espessura. Os quebra-gelos permitirão a passagem de navios transportando petróleo e gás provenientes das jazidas do norte da Rússia para os países da região asiática do Pacífico.