"O Irã exporta um grande volume de gás para a Turquia, e precisamos de um novo mecanismo que seja criado para facilitar as transações financeiras via nossas divisas nacionais. Estamos no processo de estabelecer um banco comum também", disse Farazmand citado pela agência Mehr.
Segundo o embaixador, parte do mecanismo para o comércio entre os dois países já está estabelecida.
"Devemos também estabelecer um novo mecanismo cambial para usar ainda mais nossas próprias moedas nacionais em vez do dólar americano no comércio internacional", sublinhou ele.
As exportações da Turquia para o Irã foram de cerca de 2,4 bilhões de dólares em 2018, enquanto as exportações iranianas para a Turquia atingiram 6,9 bilhões de dólares no mesmo ano (recursos enérgicos são responsáveis pela maioria das exportações iranianas à Turquia).
Anteriormente, o chanceler iraniano Mohammad Yavad Zarif já tinha declarado que o Irã está estudando a possibilidade de criar um mecanismo conjunto com a Rússia e a Turquia para escapar às sanções dos EUA, semelhante ao INSTEX preparado pela União Europeia.
A União Europeia criou o Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais (INSTEX), que é um mecanismo para transações bilaterais com o Irã contornando as sanções dos EUA, reimpostas com a saída unilateral de Washington do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), o acordo nuclear iraniano.