''Declare-se em uma sessão de trabalho permanente com todas as capacidades que existem no poder constituinte, judicial, eleitoral, cidadão, executivo, juntamente com o nosso povo e instituições, na união cívico-militar, desenvolver um plano para o resto do ano , para que possam ser meses de estabilidade, recuperação, paz e vitória para a Venezuela ", explicou o chefe de Estado venezuelano.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, instalou o Conselho de Defesa da Nação com o objetivo de avaliar e equilibrar os pontos fortes do Estado e as tarefas de cada poder público.
Na reunião de instalação do Conselho de Defesa, há vários membros do Gabinete e os representantes dos poderes constituídos do país, incluindo Diosdado Cabello, presidente da Assembléia Nacional Constituinte; Vladímir Padrino López, Ministro da Defesa e Maikel Moreno, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
De acordo com o artigo 323 da Constituição do país caribenho, "o Conselho Nacional de Defesa é o mais alto corpo de consulta para o planejamento e assessoramento do Poder Público em assuntos relacionados com a defesa integral da Nação, sua soberania e a integridade de seu espaço geográfico ".