Tais bordéis têm aparecido mesmo em países onde a prostituição é ilegal. O surgimento de um destes estabelecimentos deixou um membro da assembleia regional da região de Leningrado na dúvida se eles deveriam ser legais na Rússia.
Em uma conversa com a Sputnik, ele disse que alguns empreendedores da região perguntaram se este tipo de negócio era legal na Rússia, em meio a notícias de que têm sido abertos muitas casas deste tipo em vários países da Europa.
Os empreendedores então questionaram as autoridades municipais, só que as autoridades não conseguiram esclarecer a situação. Após isso, a mesma questão foi redirecionada à assembleia regional. Isso revelou alguns pontos fracos da legislação, porque não existe um artigo relativo a essa questão no Código Penal da Rússia, afirma Petrov.
Petrov destacou que não importa se o cliente usa bonecas de sexo ou faz sexo com humanos, um tal estabelecimento continua sendo um bordel e devia ser proibido. De acordo com o legislador, estas atividades deveriam ser banidas independentemente do nível de equipamento técnico dos possíveis infratores.
O projeto de lei propõe que as pessoas que prestam este tipo de serviços, organizando bordéis com bonecas e robôs de sexo, deveriam ser punidas. De acordo com a proposta, os infratores poderiam ser multados no valor de até US$ 500 (R$ 1.940), condenados a dois anos de serviço comunitário ou presos por igual período de tempo.
Nos últimos anos, casas de bonecas de sexo apareceram em muitos países por todo o mundo, incluindo EUA, Japão, Dinamarca, França e vários outros países.