No Show Aéreo de Paris, que decorre na França, a Turquia apresentou a maqueta à escala de um caça bimotor, o TF-X (Turkish Fighter-X). Representantes da companhia fabricante notaram que o caça poderá levar mísseis da classe "ar-ar" e vai ser composto principalmente por elementos de produção turca, isso é uma exigência dos militares.
A empresa turca Rochetsan já começou a elaborar o armamento para o caça. Os aparelhos eletrônicos serão produzidos por outra companhia turca. A Turkish Aerospace assinou um acordo com a empresa British Aerospace em relação ao design do avião.
"Nós prometemos ao nosso país que este será o melhor caça na Europa", disse o diretor da empresa Turkish Aerospace, Temel Koti, que também dirige o projeto.
Representantes da empresa notaram que neste momento o TF-X é um projeto, em 2023 será produzido o primeiro caça e em 2025 será realizado o primeiro voo. No ano de 2028, os produtores esperam introduzir o caça em exploração.
"O desenvolvimento de uma indústria de defesa local forte e autossuficiente é uma prioridade do governo turco", explicou aos jornalistas Abdurrahman Can, vice-ministro da Defesa turco.
Se o acesso ao programa do F-35 norte-americano for completamente cancelado por causa da compra dos S-400 russos, este caça pode se tornar a maior esperança da Turquia para o desenvolvimento da indústria aeroespacial.
"Há vários problemas, a nossa intenção é nos concentrarmos na produção de produtos nacionais", sublinhou.