Segundo o chanceler turco, citado pela agência Anadolu, agora é apenas uma questão de saber quando os sistemas de defesa antiaérea serão entregues à Turquia. "É impossível que nos recusemos a comprar S-400", afirmou Cavusoglu.
"Não importa qual será a decisão sobre sanções, não importa qual será a declaração que virá dos EUA, já compramos S-400", afirmou ministro turco. Falando sobre a exclusão da Turquia do programa americano F-35, Cavusoglu disse que outros parceiros não apoiam a medida do lado americano.
"Todas as decisões devem ser tomadas em consenso", afirmou Cavusoglu, observando que a Turquia também é parceira do programa e tem contribuído significativamente.
EUA são contra a compra de S-400
Anteriormente, foi relatado que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, está considerando todas as opções possíveis de sanções contra a Turquia devido à compra de S-400.
Ancara reiterou inúmeras vezes que não se recusará a comprar S-400, estando o primeiro lote previsto a ser entregue na primeira quinzena de julho. Os EUA dizem que os S-400 são incompatíveis com os padrões da OTAN, ameaçam com sanções por sua possível aquisição e têm dito repetidamente que podem atrasar ou cancelar o processo de venda do mais novo avião F-35 da Turquia.