"O contrato de compra dos sistemas S-400 está completamente fechado... e não está no espírito da Turquia recusar tal acordo", disse o líder turco na coletiva de imprensa após a cúpula do G20.
Quando perguntado se o presidente dos EUA, Donald Trump, garantiu que a Turquia não seria sancionada em resposta à compra dos S-400, Erdogan respondeu que não lhe parecia que a Turquia venha a ser sancionada.
"É inconcebível que haja sanções entre parceiros estratégicos como os EUA e a Turquia", acrescentou o presidente turco.
Além disso, a Turquia ainda está aguardando a entrega de aeronaves F-35 dos EUA, disse o líder turco. "Estamos ainda à espera da entrega destes aviões, nosso plano de pagamento está sendo cumprido", afirmou Erdogan.
Comentários de Donald Trump
O próprio Donald Trump, após a cúpula do G20, disse que Erdogan não tem culpa na questão da compra dos sistemas russos S-400, à qual os EUA se opõem. "Erdogan não podia fazer nada, ele já os tinha comprado", disse Trump.
O líder esdunidense enfatizou que, no mandato do ex-presidente Barack Obama, a Turquia queria comprar os sistemas norte-americanos de defesa antiaérea Patriot, mas foi-lhe recusado. O presidente dos EUA observou que Erdogan é "tratado de forma muito injusta" e que a situação em geral é "confusa".