Três aviões russos com componentes para os sistemas de defesa antiaérea S-400 chegaram este domingo à Turquia nos termos do contrato assinado entre Moscou e Ancara, segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Defesa do país.
As entregas dos sistemas S-400 à Turquia iniciaram na sexta-feira (12), sete aviões já transportaram as primeiras partes dos referidos sistemas de defesa antiaérea à base aérea turca.
De acordo com informações recentes, Washington planeja anunciar nos próximos dias sanções contra a Turquia por não desistir do acordo com a Rússia.
A Casa Branca pensa anunciar estas medidas restritivas no final da próxima semana, informou a Bloomberg citando fontes no governo norte-americano.
Contrato entre Rússia e Turquia
O contrato para fornecimento à Turquia de quatro sistemas russos S-400 Triumph, no valor de cerca de US$ 2,5 bilhões, foi assinado em 2017.
Washington, por sua vez, tem estado durante dois anos tentando dissuadir a Turquia da compra destes sistemas e adquirir sistemas de defesa antiaérea estadunidenses Patriot.
Apesar das repetidas ameaças feitas pelos EUA para que Ancara abandone este acordo, tanto o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, como o ministro da Defesa, Hulusi Akar, rejeitaram esta opção.
Akar anunciou que a implantação dos sistemas russos S-400 começará em outubro deste ano.