Os sistemas russos S-400 entregues a Ancara serão colocado em serviço nas Forças Armadas turcas no início de 2020, segundo o ministro.
"Os S-400 serão instalados até 2020... Não fomos excluídos do programa F-35, [o presidente dos EUA, Donald] Trump não quer isso, ele tenta manter sua palavra que deu ao nosso presidente em Osaka na cúpula do G20. Ele tem autoridade para rejeitar decisões do Congresso", disse para o TGRT Cavusoglu.
Tensões entre Turquia e EUA
Há anos que as relações entre os EUA e a Turquia estão tensas, o que se intensificou no final de 2017, quando Ancara assinou um contrato de US$ 2,5 bilhões com Moscou para a compra de quatro conjuntos de sistemas de defesa antimísseis S-400.
Um ano depois, os EUA ofereceram à Turquia um contrato de US$ 3,5 mil milhões para a venda de seus sistemas de mísseis Patriot, mas as autoridades turcas ainda não aceitaram a proposta, dizendo que Moscou ofereceu melhores condições para o seu sistema de defesa antimísseis.
Com a recusa turca do acordo americano, Washington ameaçou Ancara com sanções e com o cancelamento de entregas de aviões F-35 ao país, apesar do envolvimento de longa data da Turquia no programa de desenvolvimento e produção destes caças.