"A África do Sul valoriza muito a cooperação estratégica com a Federação da Rússia [...]. O papel que temos em termos de cooperação bilateral, mas também no âmbito global, é extremamente importante. Estamos extremamente satisfeitos com os nossos colegas para ter a oportunidade de continuar a expandir nossa colaboração", disse Pandor durante sua reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (25).
Lavrov e Pandor se encontraram antes da reunião ministerial do BRICS, marcada para a sexta-feira (26), no Brasil.
Pandor, que anteriormente trabalhou como ministra da Ciência e Tecnologia e liderou os ministérios da Educação e Assuntos Internos, enfatizou que seu país "se beneficiou imensamente" da experiência da Rússia, particularmente em ciência e tecnologia.
Lavrov, por sua vez, elogiou a oportunidade de discutir as relações bilaterais com Pandor.
"Estou feliz pela oportunidade de discutir nossas relações bilaterais após a reunião dos presidentes em Osaka. E espero que todos os nossos ministérios e agências trabalhem na mesma direção", observou Lavrov.
As conversas seguem uma reunião informal dos chefes de estado dos BRICS, que aconteceu durante a reunião do G20 no Japão, ainda no final de junho.
Durante o evento, o presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. De acordo com o Kremlin, durante o encontro, os dois presidentes discutiram as relações bilaterais e cooperação nas áreas de mineração, construção de ferrovias, energia nuclear pacífica, além de também falarem sobre o sistema de navegação russo GLONASS.