A inspeção foi realizada pelo batiscafo C-Explorer 3, que desceu a uma profundidade de 50 metros. Durante a operação, que durou uma hora, Putin observou como um dos mergulhadores colocou uma placa comemorativa no local onde afundou o submarino soviético Sch-308 Semga (classe Shchuka) em outubro de 1942 com 40 membros da tripulação a bordo.
Mais tarde Putin confessou aos jornalistas que o mergulho o tinha deixado com "impressões fortes", não pelo fato de ter descido ao fundo do mar, mas por ter testemunhado a presença do submarino Sch-308, que se acreditava perdido.
O líder russo destacou a enorme importância do trabalho feito por aqueles que encontraram o submarino. Segundo ele, esse achado é essencial para imortalizar a memória dos marinheiros que deram suas vidas pela vitória.
"Todos devem saber que a Rússia não esquece seus heróis e aqueles que deram suas vidas pela liberdade e segurança de nossa Pátria", disse Putin.
Além disso, o presidente mostrou sua felicidade pelos resultados da busca, já que uma coisa é quando as pessoas estão desaparecidas e é completamente diferente quando se sabe onde elas estão.
A equipe encarregada das buscas de navios afundados na região já localizou 16 submarinos da Segunda Guerra Mundial, outro da Primeira Guerra Mundial e vários navios.