A edição The Guardian admitiu ter errado ao acusar injustificadamente a Sputnik de divulgação de notícias falsas, quatro meses após o ter afirmado.
Exatidão é importante para nós, então se você é fã da nossa série Falso ou Verdadeiro?, leia isso, por favor:
No episódio do Falso ou Verdadeiro?, publicado no dia 19 de abril, nós sugerimos que uma foto que se tornou viral durante o incêndio em Notre Dame tenha sido adulterada, escreveu o jornal na segunda-feira na sua página do Instagram.
Nós fomos contatados pelo proprietário dos direitos e autor da Sputnik France, e reconhecemos que a fotografia não foi sujeita a alterações. Nós pedimos desculpas por sugerir o contrário.
A fotografia sobre o incêndio de Nortre Dame mostra dois homens sorrindo em frente à catedral em chamas e foi considerada como "falsa", na rubrica do The Guardian no Instagram " Falso ou Verdadeiro?".
O jornal afirmou que a fotografia teria sido alterada em uma tentativa de fazer parecer que os muçulmanos estavam a celebrar a tragédia (apesar de a fotografia, publicada no Facebook da Sputnik, não ter quaisquer comentários sobre os homens).
Após as graves acusações aparecerem na mídia, a Sputnik France apresentou provas de que a foto não fora alterada, fornecendo metadados onde qualquer um poderia verificar como e quando ela foi tirada.
Na verificação da AFP, descobriu-se que os dois homens na foto são estudantes de arquitetura, que disseram ter ficado chocados com o incêndio da Notre Dame.