"O que vamos fazer é evitar incursões unilaterais que possam perturbar, novamente, estes interesses mútuos [...] que os Estados Unidos, a Turquia e a Forças Democráticas da Síria partilham em relação ao norte da Síria", declarou Esper, citado pela ABC News.
Controvérsia turco-americana
No domingo (4), Recep Tayyip Erdogan afirmou que Ancara lançaria uma operação na Síria a leste do rio Eufrates. O presidente turco acrescentou que a Rússia e os Estados Unidos foram notificados sobre as intenções da Turquia. Erdogan, no entanto, não deu detalhes da operação ou data de início.
A área a leste do Eufrates está atualmente sendo controlada pelas forças de autodefesa que são compostas principalmente por militantes liderados pelos curdos, incluindo as Unidades de Proteção Popular (YPG), apoiadas pelos EUA e consideradas por Ancara organização terrorista.
No final de julho, Ancara e Washington realizaram conversações sobre a criação de uma zona segura no norte da Síria. A Turquia declarou estar interessada em uma zona segura que seria controlada por ela em coordenação com os Estados Unidos e completamente livre das milícias curdas.