"No domingo [11], três cargueiros C-130 da Força Aérea paquistanesa entregaram equipamentos militares à base militar de Skardu, perto da região histórica de Ladakh. As agências indianas monitoram de perto os movimentos dos militares paquistaneses nas regiões em torno da fronteira", citaram fontes do governo à ANI.
Segundo informações, os equipamentos entregues poderiam ser utilizados pelo exército do país vizinho para apoiar ataques da Força Aérea, semelhantes aos que ocorreram na Caxemira da Índia em fevereiro deste ano.
O próximo passo de Islamabade seria transferir caças-bombardeiros para a base de Skardu.
Na semana passada, o presidente indiano, Ram Nath Kovind, assinou o decreto de exclusão de status especial de Jammu e da Caxemira. Por iniciativa do governo federal indiano, Jammu e Caxemira passará a ser território da união, ou seja, será governado diretamente pelo governo federal.
O Paquistão, que tradicionalmente apoia a minoria mulçumana indiana na Caxemira, rejeitou a ação. O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, ordenou a criação de uma comissão especial para verificar uma resposta jurídica, política e diplomática à decisão da Índia sobre Jammu e Caxemira.