O jornal Al Watan relatou, citando fontes, que o Exército sírio entrou em Khan Shaykhun, controlado pelo grupo terrorista Frente al-Nusra (banido na Rússia) e seus aliados, e eliminou numerosos radicais enquanto dezenas de combatentes fugiram.
"O Exército Sírio tomou o posto de controle do Al Fakir, no noroeste da cidade, e realizou o cerco", disse o interlocutor da agência.
Anteriormente, foi relatado que o exército sírio estaria se movendo do leste e do oeste para Khan Shaykhun, localizada na rodovia M5, que conecta Damasco e Alepo.
No final da recente rodada de consultas sobre o conflito sírio na capital do Cazaquistão, Nursultan, realizada no dia 2 de agosto, uma nova trégua entre as forças do governo e grupos armados entrou em vigor em Idlib.
Damasco declarou que respeitaria o cessar-fogo, desde que o acordo russo-turco, alcançado em Sochi, em setembro de 2018, fosse cumprido, incluindo a retirada de combatentes a 20 quilômetros da área, bem como a deposição de armas.
No entanto, após uma série de violações da trégua, cometida por grupos armados, no dia 5 de agosto o exército sírio retomou as operações contra os terroristas em Idlib.