Líder turco esteve presente nesta terça-feira no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2019 junto com o presidente russo Vladimir Putin. Foi relatado que Erdogan se interessou pelos caças Su-35 e Su-57, este assunto foi um dos temas discutidos durante as conversações com Vladimir Putin.
"As negociações sobre os Su-57 estão em andamento, elas vão continuar. Depois do MAKS 2019, na Rússia ficaram representantes dos ministérios turcos. Nós vamos trabalhar colocando na mesa de negociações as nossas condições relativas a empréstimos e à produção conjunta. Se os EUA não mudarem sua posição [sobre o fornecimento de caças F-35], nós vamos procurar uma saída dessa situação", disse Erdogan aos jornalistas.
Tensões entre Turquia e EUA
A Turquia passou a considerar a compra dos caças russos depois que os EUA excluíram Ancara do programa de produção dos novos caças F-35. Washington retirou Ancara do programa em represália pela aquisição dos avançados sistemas antiaéreos russos S-400.
A aquisição dos S-400 provocou um escândalo entre Washington e Ancara. Estados Unidos exigiam que a Turquia desistisse do acordo com Moscou e adquirisse o sistema americano Patriot. No ano passado, o Departamento de Estado dos EUA autorizou a venda destes sistemas a Ancara por US$ 3,5 bilhões.