As aeronaves de fabricação russa serão fornecidas à Índia como parte de um acordo bilateral. O encontro entre as duas lideranças aconteceu às margens do Fórum Econômico Oriental (EEF, na sigla em inglês).
Em 2015, a Rússia e a Índia assinaram um acordo sob o qual Moscou fornecerá a Nova Delhi 60 helicópteros. Outros 140 já serão montados na Índia com um nível de localização da produção que ficará entre 50% e 70%.
"Voei neste helicóptero e gostei, é muito confortável. Sua vantagem é que ele possui rotores coaxiais e sem rotor de cauda, de modo que suporta resistências a ventos laterais nas montanhas e no mar", disse Putin, que acrescentou que esses recursos permitem que o helicóptero pouse em navios.
De acordo com o representante da empresa Russian Helicopters JSC, o Ka-226T pode ser entregue de forma variada, incluindo modelos médicos e de transporte. A aeronave também pode ser usada em modelo para passageiros.
Modi também examinou o helicóptero civil avançado Mi-171A2, que a Rússia fornecerá à Índia como parte de outro contrato assinado anteriormente.
O 5º EEF está atualmente em andamento na cidade de Vladivostok, no Extremo Oriente da Rússia, e seguirá até a sexta-feira (6).