Anteriormente, Washington propôs que Ancara comprasse os sistemas norte-americanos Patriot em uma tentativa de impedir o acordo com Moscou sobre os sistemas S-400.
Erdogan havia declarado antes de sua visita aos EUA que a ideia de Ancara de comprar os sistemas Patriot "não estava fora da mesa". Entretanto, para que um acordo fosse viável, os EUA deveriam fazer algumas concessões, segundo informa o Daily Sabah.
"Se as nossas condições forem cumpridas, podemos considerar a compra deles, isso também está na agenda dos EUA", afirmou Erdogan.
Embora o presidente turco não tenha revelado quais seriam as condições, ele afirmou que as condições de um potencial acordo deveriam "pelo menos igualar as dos S-400" para ele poder ser firmado entre os dois Estados.
A compra dos sistemas russos gerou certa tensão entre os EUA e a Turquia, já que os norte-americanos tentaram de todas as formas impedir o acordo entre a Turquia e a Rússia, chegando inclusive a ameaçar o governo turco com sanções e suspensão da entrega dos caças norte-americanos F-35 aos turcos.
Apesar da insistência norte-americana, a Turquia não quebrou seu contrato com a Rússia, mas também não descartou a compra dos sistemas Patriot dos EUA.