No vídeo pode-se ver os momentos de lançamento de mísseis e os disparos da artilharia naval.
Dos exercícios participaram as tripulações do grande navio antissubmarino Vitse-Admiral Kulakov e dos grandes navios de desembarque Aleksandr Otrakovsky e Kondopoga. Os marinheiros treinaram o rechaço de ataques aéreos do inimigo convencional de várias alturas e direções com sistemas de mísseis Kinzhal (Gauntlet na designação OTAN), peças de artilharia AK-100 e AK-725 e sistemas antiaéreos AK-630.
Para defesa contra armas de alta precisão do inimigo convencional, nos navios foi testada a utilização de contramedidas ativas e passivas pelos sistemas de guerra eletrônica.
Como indicaram no Ministério da Defesa da Rússia, o exercício foi realizado em condições de mau tempo com ondulação até nível 4 e vento forte com rajadas.
Os dois sistemas Kinzhal russos
Note-se que o sistema em questão faz parte da defesa antiaérea naval, cujo objetivo é repelir ataques aéreos a curta distância; o sistema entrou em serviço em 1989.
Na Rússia há mais um sistema com o mesmo nome – Kinzhal. Este, por sua vez, é um sistema aéreo de mísseis hipersônicos que foi apresentado pela primeira vez em 2018. Os mísseis hipersônicos Kinzhal instalados em caças MiG-31K podem atingir alvos a uma distância de mais de 2.000 km.