O presidente venezuelano presenteou o seu colega russo com uma réplica da espada que pertencia ao herói sul-americano Simón Bolívar.
Maduro publicou um vídeo do momento solene nas redes sociais.
Durante la reunión con el Presidente Vladimir Putin en el Kremlin, le entregué la réplica del sable que usó el Libertador Simón Bolívar en la Batalla de Carabobo, en agradecimiento a su respaldo a Venezuela, y por su respeto a la soberanía y autodeterminación de los pueblos. pic.twitter.com/2S9VOZOx1c
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) September 25, 2019
"Durante a reunião com o presidente Vladimir Putin no Kremlin, eu ofereci a ele de presente uma réplica da espada usada pelo libertador Simón Bolívar na Batalha de Carabobo, como um sinal de gratidão por seu apoio à Venezuela e respeito à soberania e autodeterminação das nações", escreveu Maduro em seu Twitter.
A Batalha de Carabobo foi decisiva para a Venezuela durante sua guerra pela independência da Espanha em 1821.
O presidente venezuelano chegou a Moscou na terça-feira. Ele escreveu no Twitter que pretende "fortalecer relações históricas e muito positivas, bem como o respeito entre os nossos povos ..."
A visita de Maduro à Rússia ocorre em meio à atual crise política e humanitária na Venezuela, que eclodiu depois que Juan Guaidó, apoiado pelos EUA, se declarou presidente interino do país no início do ano.