Alguns dias atrás, o presidente venezuelano voltou de Moscou, onde se tinha encontrado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"O presidente [da Rússia Vladimir] Putin confirmou todo o seu apoio político, diplomático e militar à Venezuela e ao mundo [...] O apoio chegou alguns dias atrás", disse Nicolás Maduro durante o discurso transmitido no Twitter.
O presidente anunciou que dois aviões russos com o pessoal da comissão de apoio técnico-militar aterrissaram na Venezuela, os especialistas russos já estão no país.
"Partiram os que tinham chegado no início do ano e veio uma nova equipe", adicionou Maduro.
Antes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que os trabalhos na área da colaboração técnica militar entre a Rússia e a Venezuela quanto ao fornecimento de peças de reposição e à criação de centros de manutenção estão sendo realizados de acordo com o cronograma. Segundo ele, a colaboração entre os dois países está ligada, antes de tudo, às obrigações da Rússia relativamente à manutenção do equipamento militar de produção russa que foi adquirido antes pela Venezuela.
Relações Moscou–Caracas
Entre Moscou e Caracas se formaram relações diplomáticas estáveis. Em 1996, os países assinaram o Tratado de amizade e cooperação. A Rússia defende uma regulação pacífica das divergências na Venezuela e é completamente contra qualquer ingerência externa.