Na manhã de quarta-feira (2), a Coreia do Norte lançou um míssil balístico que caiu na Zona Econômica Exclusiva do Japão. O lançamento foi realizado umas horas depois de Pyongyang ter anunciado que as negociações com os EUA sobre a desnuclearização seriam retomadas.
"Nós chamamos [a Coreia do Norte] a se abster de provocações, respeitar suas obrigações contidas nas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de permanecer empenhada em negociações substantivas e sustentáveis, de maneira a fazer a sua parte para garantir a paz e estabilidade da Península Coreana e alcançar a desnuclearização", disse uma representante do Departamento de Estado.
Lançamento de míssil de 2 de outubro
O míssil foi lançado de uma área perto da cidade de Wonsan, na costa oriental da Coreia do Norte, comunicaram os militares da Coreia do Sul em uma declaração.
No início do dia, o Japão afirmou que a Coreia do Norte lançou vários mísseis. O secretário do Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, disse que ao menos um dos mísseis caiu na Zona Econômica Exclusiva do Japão. O primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, declarou que foram disparados dois mísseis balísticos, qualificando o incidente de violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.