Segundo informações publicadas pelo canal de televisão Al Ekhbariya, unidades curdas das Forças Democráticas da Síria (FDS) atacaram a cidade turca de Nusaybin em resposta aos bombardeios realizados pela Turquia.
"O FDS atacou a cidade turca de Nusaybin com morteiros", disse o canal.
A emissora acrescentou que os curdos também queimaram vários poços de petróleo no norte da província síria de Hasaka.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (9) o início da operação militar no norte da Síria.
Segundo o presidente, a operação visa "neutralizar as ameaças terroristas contra a Turquia e levar ao estabelecimento de uma zona segura que contribua para o retorno de refugiados sírios para suas casas".
Os EUA, principal aliado das milícias curdas na Síria, já deixaram claro que não apoiarão a intervenção da Turquia e não estarão envolvidos nessa operação ou que manterão suas forças na região.
Damasco não reconhece a autonomia curda no nordeste da Síria, que controla os territórios a leste do rio Eufrates, nem sua ala militar, a FDS.
Além disso, o governo sírio rejeita o acordo turco-americano de coordenar operações conjuntas no norte da Síria, denunciando que mina a soberania e a integridade territorial da Síria e que viola o direito internacional.