Uma fonte do Ministério da Defesa Saudita disse neste sábado, citada pela Agência de Imprensa Saudita (SPA), que Riad recebeu reforços adicionais para forças e equipamentos de defesa, acrescentando que os Estados Unidos está cooperando com o governo saudita para manter a segurança regional.
O Pentágono disse que o reforço foi desencadeado pelos "recentes ataques ao Reino da Arábia Saudita", referindo-se aos ataques de drones a duas grandes usinas da Aramco em Abqaiq e Khurais em 14 de setembro.
Os ataques resultaram na suspensão da produção de 5,7 milhões de barris de petróleo por dia por parte da Arábia Saudita, o que representa mais da metade de sua produção diária total.
O movimento Houthi do Iêmen assumiu a responsabilidade pelos ataques contra a Arábia Saudita, enquanto os Estados Unidos atribuíram a culpa ao Irã. Teerã negou todas as reivindicações de envolvimento.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a repórteres na sexta-feira que a Riad, a seu pedido, pagaria pelo envio de tropas norte-americanas adicionais.