"Tropas do regime turco ocuparam a cidade de Suluk no nordeste de Raqqa", relata o canal de TV Ikhbariya.
No sábado (12), o Ministério da Defesa turco anunciou que a cidade estrategicamente importante de Ras al-Ain fora tomada sob o controle das Forças Armadas turcas e do Exército Livre da Síria, que estão conduzindo uma ofensiva no nordeste da Síria.
Operação turca na Síria
No dia 9 de outubro, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o lançamento da operação militar Fonte de Paz no nordeste da Síria contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) da Turquia e o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países).
No mesmo dia, a Força Aérea turca atacou a cidade de Ras al-Ain e várias outras cidades sírias na fronteira entre os dois países. Posteriormente, entraram as unidades terrestres.
Os principais objetivos da operação turca são limpar o território sírio, que faz fronteira com a Turquia, das forças de autodefesa curdas sírias, criar na região uma zona de segurança e acolher os refugiados sírios que estão na Turquia.
Damasco não reconhece a administração autônoma curda no nordeste da Síria, que controla o território a leste do rio Eufrates. As autoridades sírias condenaram repetidamente a política de ocupação da Turquia no norte da Síria.