"O Exército do governo sírio entrou em Tabqa, no oeste da província de Raqqa, e está indo para o norte", disse o correspondente do canal de televisão libanês Al Mayadeen.
Até o momento, não houve declarações oficiais das autoridades sírias a este respeito.
A administração autônoma dos territórios do nordeste da Síria anunciou oficialmente no domingo (13) que tinha chegado a um acordo com as autoridades sírias para posicionar o Exército sírio ao longo de toda a fronteira da Síria com a Turquia para ajudar a repelir o ataque do Exército turco e dos grupos pró-turcos.
Operação militar
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou no dia 9 de outubro o lançamento da operação militar Fonte de Paz no nordeste da Síria contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) da Turquia e o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países). No mesmo dia, a Força Aérea turca atacou a cidade de Ras al-Ain e várias outras cidades sírias na fronteira entre os dois países. Posteriormente, a parte terrestre da operação foi anunciada.
As autoridades sírias condenaram repetidamente a política de ocupação da Turquia no norte da Síria. A Rússia afirmou que a Turquia deve evitar ações que possam complicar a resolução do conflito sírio, que se arrasta desde 2011.