Fundador da organização Capacetes Brancos é encontrado morto em Istambul, diz mídia

© Sputnik / Morad SaeedUniformes dos Capacetes Brancos são encontrados durante busca na sede de terroristas em Ghouta Oriental.
Uniformes dos Capacetes Brancos são encontrados durante busca na sede de terroristas em Ghouta Oriental. - Sputnik Brasil
Nos siga no
James Le Mesurier criou a controversa organização em 2013. Os Capacetes Brancos têm sido acusados por várias vezes de encenar falsos ataques durante o conflito na Síria em uma tentativa de provocar uma intervenção militar liderada por países ocidentais.

A organização confirmou ao canal estatal israelense KAN que o seu fundador foi encontrado morto perto de sua casa em Istambul, Turquia.

Capacetes Brancos confirmam que Le Mesurier foi encontrado perto da sua casa em Istambul, a polícia está investigando o caso.

Polícia estaria investigando o caso, as circunstâncias da sua morte ainda não foram apuradas.

De acordo com informações obtidas pelo jornal Sabah, a esposa dele disse que "ontem nós jantamos juntos, depois tomamos comprimidos para dormir e fomos dormir. Passadas algumas horas eu acordei com o som da campainha da porta. Era a polícia, me disseram que o meu marido caiu da varanda e faleceu".

Anteriormente, um diplomata citado pela Reuters disse que o corpo de Le Mesurier foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (11) no bairro de Beyoglu da cidade de Istambul.

Um dos principais jornais diários turcos alega, citando fontes na polícia, que Le Mesurier poderia ter cometido suicídio e que ele tem tomado medicamentos antidepressivos durante algum tempo.

Os Capacetes Brancos foram fundados em 2013 na Turquia por James Le Mesurier, ex-oficial do exército britânico que começou a treinar os primeiros "defensores civis" na Turquia. Graduado da Academia Real Militar de Sandhurst, serviu na infantaria durante campanhas na Irlanda do Norte, Kosovo e Bósnia, e depois foi trabalhar em organizações humanitárias da ONU, da União Europeia e do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Mais tarde, ele se juntou a várias empresas de consultoria como a Good Harbor, do ex-coordenador nacional para a Segurança e Contraterrorismo dos EUA, Richard Clarke, e a ARK, nos Emirados Árabes Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала