O sistema antimíssil Iron Dome teria interceptado numerosos projéteis lançados contra o sul de Israel na manhã de hoje, terça-feira (12), logo após as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciarem que Baha Abu al Ata, comandante do movimento palestino Jihad Islâmica operando na Faixa de Gaza, foi morto em resultado de um ataque militar israelense em sua casa.
"Estamos preparados para vários dias de combate, com um escudo de defesa aérea, inclusive no centro do país", informou o jornal The Times of Israel, citando um porta-voz das FDI.
As forças israelenses compartilharam um vídeo dos múltiplos foguetes disparados pela Jihad Islâmica contra civis israelenses.
Fox News correspondent @TreyYingst filmed one of the multiple rockets fired by Islamic Jihad from among civilians in Gaza at Israeli civilians after we carried out a surgical strike on Islamic Jihad commander.
— Israel Defense Forces (@IDF) November 12, 2019
Terror targets civilians. We target terror. #JihadEnough https://t.co/WRwusPKgTi
O correspondente da Fox News, Tre Yingst, filmou um dos múltiplos foguetes disparados pela Jihad Islâmica entre civis em Gaza, contra civis israelenses, depois que realizamos um ataque de precisão contra um comandante da Jihad Islâmica. O terrorismo tem como alvo os civis. Nós temos como alvo o terror. Foguete de grande porte disparado da parte sul da cidade de Gaza agora mesmo
Duas explosões poderosas foram ouvidas no céu acima da cidade. O sistema de alerta tinha sido ativado na cidade de manhã cedo pela primeira vez em vários meses.
De acordo com a rádio estatal Kan, as aulas nas escolas nas cidades do sul e centro de Israel de Tel Aviv a Sderot foram canceladas devido aos ataques.
Morte do líder militar palestino
O porta-voz das FDI disse que o líder do movimento palestino foi alvejado porque tinha consigo uma "bomba-relógio" e supostamente estava planejando ataques "iminentes" em Israel. As forças israelenses também comunicaram que tinham conseguido atingir o local específico onde al Ata estava dormindo e, dessa forma, teriam sido capazes de evitar a destruição de todo o edifício.
O premiê israelense Benjamin Netanyahu declarou que a decisão de eliminar al Ata fora tomada anteriormente pelo gabinete.
"O comandante sênior da Jihad Islâmica Baha Abu al Ata foi alvejado durante a noite em Gaza. Ele foi responsável por muitos ataques terroristas e o disparo de foguetes contra Israel nos últimos meses e tinha a intenção de realizar ataques iminentes", escreveu Netanyahu no Twitter.
O movimento Jihad Islâmica emitiu uma declaração na qual lamenta o falecimento do comandante Bahu Abu al Ata e promete vingar a sua morte.