De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, as demonstrações aos inspetores foram realizadas entre os dias 24 e 26 de novembro em território russo.
Além do sistema Avangard, os inspetores norte-americanos puderam observar a demonstração de outros novos armamentos russos, no interesse da manutenção em vigor do tratado New START.
O sistema Avangard é um dos seis novos armamentos apresentados ao mundo por Vladimir Putin em 1º de março de 2018.
Estratégico para a Federação da Rússia, o Avangard está equipado com mísseis balísticos intercontinentais equipados com blocos hipersônicos planadores.
Seus mísseis podem voar a uma velocidade 20 vezes superior à do som e manobrar alterando sua rota e altura, ultrapassando assim os sistemas de defesa antiaérea do inimigo.
O Acordo de Redução de Armas Estratégicas, conhecido como New START, foi assinado em 2010 pelo então presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, e o dos EUA, Barack Obama.
O tratado estipula que o número de lançadores de mísseis estratégicos de Rússia e EUA seja reduzido pela metade. Inspeções mútuas são realizadas para garantir a observância do tratado.