O chamado S-Rig ou Systems-Rig é o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora da Suécia e foi inaugurado no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, no aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo.
A implantação do sistema faz parte do programa de transferência de tecnologia do novo caça brasileiro, em parceria entre Saab, Embraer, Atech, AEL Sistemas e Força Aérea Brasileira, conforme comunicado da Saab.
Mais um marco para o programa Gripen Brasileiro! Inauguramos o simulador de desenvolvimento do Gripen, no GDDN! Saiba mais: https://t.co/lGvTiQVsA7 🇧🇷💪@portalfab #GripenBrasileiro #ColaboraçãoReal pic.twitter.com/CWeveFb0qI
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) November 25, 2019
O simulador será utilizado para testes de desenvolvimento e verificação dos sistemas, subsistemas e funcionalidades do Gripen no Brasil, testar as funcionalidades produzidas em outros locais, pelas demais empresas brasileiras parceiras do programa, além de oferecer suporte às atividades do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, que será instalado em 2020.
"O S-Ring é um simulador completo da aeronave que possibilitará que o Brasil tenha total capacidade para testar todos os sistema do Gripen. O Brasil é o único país com essa capacidade fora da Suécia. Este é um grande diferencial para a indústria de defesa brasileira", afirmou Mikael Franzén, vice-presidente da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics.
A plataforma do simulador possibilita que as empresas brasileiras adquiram conhecimento em tecnologia e operações avançadas de simuladores, além do desenvolvimento moderno de caças.
Vale destacar que mais de 200 engenheiros brasileiros já participaram de treinamentos teóricos e práticos na Suécia, como parte do programa de transferência de tecnologia do Gripen.