O senador democrata norte-americano Chris Van Hollen se insurgiu na segunda-feira (25) em um tweet, considerando que Erdogan "cruzou mais uma linha vermelha" com suas ações.
Van Hallen critica a Turquia por ter realizado testes dos sistemas antiaéreos russos S-400, que os americanos não veem com bons olhos.
Two weeks after his WH visit, Erdogan is thumbing his nose at Trump, the U.S. + NATO, and crossing another red line on S-400s.
— Chris Van Hollen (@ChrisVanHollen) November 25, 2019
Existing law requires Trump to impose sanctions. Pompeo must also confront Turkey about its latest ‘safe zone’ violations and attacks against the Kurds. https://t.co/vNCbdf8sm6
Duas semanas depois de sua visita à Casa Branca, Erdogan está desrespeitando Trump, os EUA, a OTAN e cruzando outra linha vermelha com os S-400.
A lei existente nos EUA exige que Trump imponha sanções. Pompeo também deve confrontar a Turquia sobre suas mais recentes violações de "zonas seguras" e ataques contra os curdos.
Van Hollen apela à administração Trump para que imponha sanções contra o membro da OTAN por causa do que considera ser uma conduta errada da Turquia na Síria, inclusive no que respeita às operações de Ancara contra os curdos, aliados dos EUA no conflito sírio.
Na terça-feira (26) a Turquia bloqueou um plano de defesa da OTAN no mar Báltico a não ser que a aliança considere os grupos curdos na Síria como terroristas.