O país possui atualmente um sistema de alerta de ataque de mísseis que cobre todo o território, informou o Ministério da Defesa russo.
O sistema inclui radares do tipo Voronezh, que permitem rastrear lançamentos de mísseis balísticos.
O novo sistema de radar, como observado no departamento militar, será semelhante ao atual. Consistirá em estações de radar além do horizonte do tipo Konteiner, a primeira das quais entrou em funcionamento no domingo (1º), que são capazes de detectar alvos aéreos a uma distância de 2.000 quilômetros. A próxima estação deste tipo cobrirá o Ártico.
Detecção de alvos
Anteriormente, o designer-chefe do Konteiner, Mikhail Petrov, disse que o novo radar pode detectar aviões furtivos a uma distância de até três mil quilômetros.
Petrov acrescentou que uma das tarefas mais difíceis do equipamento, ao processar o sinal, é a identificação de alvos como bombardeiros, mísseis de cruzeiro, aviação de convés, contra o fundo da superfície terrestre e as interferências.
Os radares além do horizonte, conhecidos como OTHR (Over The Horizon Radar), são capazes de detetar alvos para além do horizonte graças às ondas que são refletidas na ionosfera.
A nova estação de radar esteve em serviço experimental desde 1º de dezembro de 2018.