O aparato militar e político dos Estados Unidos vê o espaço como um palco para guerra, declarou o presidente russo Vladimir Putin em uma reunião dedicada ao desenvolvimento da Marinha Russa nesta quarta-feira.
O comentário foi feito depois que líderes da OTAN aprovaram a decisão de reconhecer o espaço como "palco potencial para operações" em uma cúpula que está ocorrendo atualmente em Londres, no Reino Unido.
"A Rússia sempre foi e continuará se opondo ao uso militar do espaço", afirmou Putin. "As principais nações do mundo estão desenvolvendo ativamente sistemas espaciais modernos para uso militar [...] e os Estados Unidos, em particular, consideram abertamente o espaço como um palco de guerra".
O presidente russo acrescentou que os EUA planejam realizar operações militares no espaço para manter sua superioridade estratégica nesse domínio.
Segundo Putin, a situação atual exige que a Rússia preste mais atenção ao fortalecimento do grupo orbital, bem como da indústria espacial e de foguetes em geral.
Por outro lado, o líder da Rússia destacou que as capacidades do sistema de alerta de ataque de mísseis do país aumentaram significativamente, acrescentando que o sistema detectou prontamente lançamentos de mísseis balísticos.
Os comentários de Putin são apresentados enquanto os líderes da OTAN estão participando de uma cúpula em Londres dedicada ao 70º aniversário da aliança.
Aspirações dos EUA no espaço
Em 2018, o presidente Donald Trump anunciou sua intenção de criar uma Força Espacial que operaria como o sexto ramo das Forças Armadas dos EUA na Força Aérea.
No início deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu formalmente o Comando Espacial dos EUA, uma entidade separada da Força Espacial, para ajudar a "defender os interesses vitais dos EUA no espaço". A Rússia criticou a decisão, acusando Washington de militarizar o espaço sideral.
O ex-vice-secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, explicou anteriormente que a Força Espacial servirá como fornecedora de força para pessoal, ativos e capacidades de apoio às operações espaciais, enquanto o Comando Espacial servirá como comando operacional que empregará capacidades espaciais e liderará operações espaciais.