"Em primeiro lugar isto se tornou uma questão que diz respeito à OTAN, portanto precisamos de uma resposta forte da Aliança Atlântica porque consideramos que a implantação de armamento russo em território turco ameaça a coesão da OTAN", afirmou o deputado alemão Nils Schmid, membro da Comissão de Assuntos Externos, na quarta-feira (4). "É por isso que devemos encontrar outra maneira de defender o território turco dos mísseis".
Ao ser perguntado que tipo de resposta deveria ser dada, o parlamentar disse que "deve haver um debate franco na OTAN e depois devemos tentar encontrar uma maneira de talvez implantar sistemas de defesa antiaérea norte-americanos na Turquia".
Anteriormente, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, após o encontro com o seu homólogo norte-americano Donald Trump, disse que Ancara poderia comprar sistemas estadunidenses Patriot. Por outro lado, a Turquia considera os pedidos dos EUA para se livrar dos mísseis S-400 como violação da sua soberania.
Ainda no mês passado a mídia turca divulgou imagens de testes dos sistemas russos de mísseis S-400 na Turquia contra caças norte-americanos F-16.