Rússia e China devem sancionar o Irã ao invés de realizar exercícios, diz oficial dos EUA

© REUTERS / Mohsen Ataei / Fars news agency / WANAMarinheiros chineses chegam ao porto de Chahbahar para exercícios conjuntos com o Irã e a Rússia
Marinheiros chineses chegam ao porto de Chahbahar para exercícios conjuntos com o Irã e a Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA criticou nesta segunda-feira a Rússia e a China por realizarem exercícios navais conjuntos com o Irã e pediu que ambos participem da campanha de sancionar e isolar Teerã.
"Agora não é o momento dos governos fazerem nenhum tipo de exercício militar com esse regime. Pensamos que agora é o momento de sancionar a liderança iraniana pelos abusos dos direitos humanos que cometeu contra seu próprio povo e de isolar diplomaticamente o regime de todas as formas possíveis", disse o funcionário em uma coletiva de imprensa.

O mesmo funcionário dos EUA acusou as autoridades iranianas de matar 1.500 pessoas durante um recente confronto com uma onda de protestos, ferindo e prendendo milhares de outras pessoas.

"Eles [países que realizam exercícios com o Irã] estão enviando uma mensagem muito clara ao povo iraniano de que estão do lado de seus opressores e assassinos", comentou a autoridade.

Na sexta-feira, Rússia, China e Irã lançaram o exercício conjunto "Cinto de Segurança Naval" no norte do oceano Índico e no golfo de Omã. Os participantes estavam programados para combater o terrorismo e a pirataria, além de fornecer segurança regional.

O exercício estava programado para durar quatro dias, período em que as Marinhas dos países compartilhariam conhecimento e experiência em operações de resgate naval.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала