O Departamento de Estados dos EUA emitiu um aviso a Nova Deli, apelando às autoridades indianas que reconsiderem a compra do sistema antiaéreo russo S-400 ou encarem sanções norte-americanas.
Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8), quando questionado sobre a compra do sistema S-400 pela Índia, um alto funcionário do Departamento do Estado norte-americano afirmou que o país não dispõe de nenhuma proteção especial de sanções dos EUA, que Washington também ameaçou impor à Turquia pela compra do mesmo sistema.
O funcionário observou que "autoridades indianas sabem que há um risco de que sanções sejam aplicadas". No entanto, imediatamente após a ameaça, ele sugeriu que as sanções seriam aplicadas "caso a caso" e poderiam em teoria serem ajustadas.
"Os desafios que enfrentamos com qualquer Estado como a Índia são novas aquisições de sistemas importantes que colocariam em risco nossas plataformas ou exporiam nossas tecnologias a um adversário. Portanto, afirmamos isso de forma simples e a Turquia é um exemplo perfeito", acrescentou o alto funcionário durante a coletiva.
O governo indiano insiste que fará suas compras de armamentos respeitando sua soberania. Em novembro do ano passado, Subrahmanyam Jaishankar, ministro das Relações Exteriores, expressou que Nova Deli "não seria influenciada por outros países quanto ao que fazemos em termos de segurança e defesa nacional".
O sistema antiaéreo de longo alcance S-400 é o mais avançado da Rússia, projetado para interceptar aeronaves e mísseis inimigos. Washington argumenta que o sistema "não é compatível" com a infraestrutura de defesa da OTAN, representando um risco para os caças furtivos de 5ª geração norte-americanos F-35.