A gigante aeronáutica norte-americana Boeing liberou em sua conta de YouTube imagens de testes do helicóptero Sikorsky-Boeing SB-1 Defiant, relata o portal Naked Science.
Uma das grandes inovações deste modelo é que, ao contrário de outros helicópteros, utiliza três hélices. A hélice extra está na traseira do veículo, o que permite "empurrá-lo" para a frente.
Mas as novidades não terminam aqui. As duas hélices de topo giram em contraciclo uma à outra, o que permite ao helicóptero manter uma excelente manobrabilidade. Além disso, possui um chassi de aterrissagem retrátil, o que reduz a resistência do ar e aumenta a velocidade e manobrabilidade da máquina.
As características do Defiant permitem-lhe atingir velocidades muito elevadas. O helicóptero superou o seu recorde de velocidade do mês anterior de 185 km/h, que desta vez foi de 240 km/h. É também previsto que a velocidade de cruzeiro da aeronave da Boeing e da Sikorsky possa atingir 400 km/h em testes futuros, tornando-o possivelmente o helicóptero mais rápido do mundo.
O helicóptero deverá poder transportar uma tripulação de 4 pessoas e 12 passageiros. Também é projetado para transportar equipamentos e armamentos pesados.