Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) publicou imagens de satélite impressionantes tiradas nesta terça-feira (11) durante a missão Copernicus Sentinel-2. As fotos mostram fragmentos de um imponente iceberg que se separou do glaciar de Pine Island no oeste da Antártica, o continente mais austral do planeta.
.@CopernicusEU #Sentinel2 reveals the aftermath of the recent #PineIslandGlacier calving event: a 300 sq km iceberg broke off the glacier’s front and very quickly shattered into pieces.
— ESA EarthObservation (@ESA_EO) February 12, 2020
The previous calving event happened in 2018. https://t.co/52nxpJwQcX pic.twitter.com/XTIKnVLmiW
Copernicus Sentinel-2 revela a consequência do recente evento de fragmentação do glaciar de Pine Island: um iceberg de 300 quilômetros quadrados se soltou da parte frontal do glaciar e rapidamente partiu-se em pedaços.
A fragmentação anterior aconteceu em 2018.
A superfície deste iceberg é de aproximadamente 300 quilômetros quadrados, quase tão grande quanto a capital paranaense Curitiba.
"Aquilo que vocês veem é tanto belo quanto assustador", comentou ao canal CNN Mark Drinkwater, membro da missão da ESA Copernicus Sentinel-2. Para o cientista, as imagens ilustram que o glaciar de Pine Island "respondeu radicalmente à mudança climática".
Segundo as informações da missão Copernicus, as fissuras começaram a ficar cada vez maiores há alguns dias. "O glaciar estava perdendo gelo dramaticamente e encarou várias fragmentações ao longo dos últimos 25 anos."