Uma guia turística japonesa recebeu teste positivo para o coronavírus por uma segunda vez, informaram autoridades locais. Essa é a primeira vez que as autoridades identificam um caso de reincidência do vírus.
A paciente, de 40 anos de idade, residente da cidade de Osaka, recebeu teste positivo para o coronavírus nesta quarta-feira (26), após apresentar sintomas de dor de garganta e dores no tórax.
Ela já havia contraído o coronavírus em 29 de janeiro e recebido alta em 1º de fevereiro. No dia 6 de fevereiro, a paciente realizou teste cujo resultado foi negativo.
O ministro da Saúde do Japão confirmou que este é o primeiro caso identificado no qual um paciente recebe teste positivo após levar alta, informou a mídia local.
No entanto, casos similares já haviam sido identificados na China, reportou o The Guardian.
"Uma vez que o paciente contrai a infecção, ela pode ficar dormente e com sintomas muito leves, e [posteriormente] ela pode se agravar, se conseguir atingir os pulmões [do paciente]", disse o professor da Universidade de Nova York, Philip Tierno.
O professor lembra que muitas características do vírus seguem desconhecidas: "Não tenho tanta certeza de que esse vírus não é bifásico, como o Antrax", disse Tierno, referindo-se à possibilidade de que o vírus volte a se manifestar em pacientes que receberam alta.
O número de casos de coronavírus confirmados no Japão subiu de 16 para 186. Além disso, 704 pessoas estão infectadas com o vírus no navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, ao sul do Tóquio.
Autoridades japonesas pediram que os cidadãos evitem reuniões públicas e adiou eventos esportivos. Por ora, no entanto, não há alteração no calendário das Olimpíadas de Verão, marcadas para 24 de julho a 9 de agosto deste ano.