Defesa turca: não há violações de cessar-fogo desde que acordo entrou em vigor em Idlib

© REUTERS / Khalil AshawiHomem anda de motocicleta por veículos militares turcos em Hazano, perto de Idlib, Síria, 11 de fevereiro de 2020
Homem anda de motocicleta por veículos militares turcos em Hazano, perto de Idlib, Síria, 11 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Turquia não registrou violações do cessar-fogo na zona de desescalada de Idlib depois de um novo acordo ter entrado em vigor, disse neste sábado (7) o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar.

"Desde que o acordo de cessar-fogo em Idlib entrou em vigor, não houve casos de violação do mesmo até agora. Estamos acompanhando de perto a situação e em caso de ataques aos nossos postos de observação responderemos imediatamente", disse Akar, citado pela agência noticiosa turca Anadolu.

O ministro turco acrescentou que a delegação russa visitará Ancara na próxima semana para discutir patrulhas conjuntas na zona de desescalada de Idlib.

"No âmbito do acordo alcançado em Moscou, começando a partir de 15 de março, vamos iniciar patrulhas conjuntas em Idlib. Começamos a discutir as condições para a criação de um corredor de segurança ao longo da rodovia M4. Para isso, a delegação russa virá a Ancara na próxima semana", comentou Akar à emissora turca NTV.

Plano de desescalada de tensões na Síria

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, negociaram na quinta-feira (5) um cessar-fogo na província síria de Idlib, após uma reunião de seis horas em Moscou.

As partes também concordaram em criar um corredor de segurança de seis quilômetros ao norte e ao sul da rodovia M4 na Síria, que liga as províncias de Latakia e Aleppo.

Em setembro de 2018, Putin e Erdogan realizaram conversações em Sochi dedicadas especificamente à zona de desescalada de Idlib. Eles concordaram em criar uma zona tampão desmilitarizada na província, o que significa que todo o armamento pesado operado por grupos rebeldes seria retirado e os militantes radicais deixariam a zona.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала