O índice da bolsa de valores brasileira chegou a registrar queda de 5,19% às 12h27. No dia anterior, a bolsa teve alta de mais de 7,14%, recuperando parte do prejuízo da segunda-feira quando a queda na cotação do petróleo atingiu quase 30% e a bolsa terminou o dia com queda de 12,17%. O pregão da bolsa será encerrado às 18h.
A recuperação da terça-feira chegou a ser atrelada às expectativas de ações de governos e bancos centrais ao redor do mundo com o objetivo de atenuar os efeitos financeiros da epidemia do coronavírus.
Já a queda recorde do petróleo foi atribuída a ações da Arábia Saudita contra a Rússia. Os sauditas decidiram adotaram corte nos preços e aumentaram a produção de petróleo do país, o que junto com a queda na demanda pelo produto causada pelos efeitos do coronavírus, afetaram a cotação do petróleo causando quedas nas bolsas de valores do mundo inteiro.
Nesta quarta-feira, o Banco Central também reduziu a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2020, que era de 2,4% e foi a 2,1%, conforme publicado no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica. Ainda na segunda-feira, o relatório FOCUS que consulta agentes de mercado, também publicado pelo Banco Central, já havia reduzido a previsão de crescimento do PIB de 2,17% da semana anterior para 1,99%.