Em janeiro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 0,21%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No acumulado de 2020, a inflação chegou a 0,46%, menor inflação para o período em toda a série histórica do IBGE, iniciada em 1980.
Nos últimos 12 meses, o índice foi de 4,01%, próximo do centro da meta do governo para o ano, que é de 4%.
Se o preço da carne caiu, por outro lado houve alta no grupo educação (3,7%), devido aos reajustes praticados no início do ano letivo. Foi esse setor que puxou a pequena variação positiva do IPCA.
"É comum a educação ter o maior impacto no mês de fevereiro, que é quando ocorrem os reajustes de mensalidade no início do ano letivo", disse Pedro Kislanov, gerente de Índice de Preços do IBGE, segundo publicado pelo portal UOL.
Preço da carne caiu 3,53% em fevereiro
Já no grupo alimentação e bebidas houve queda de 0,11%, principalmente devido à deflação no preço das carnes, que caiu 3,53% em fevereiro e 4,03% em janeiro.
Com a inflação dentro da meta, o governo pode apostar em mais cortes na taxa básica de juros, em meio ao temor de uma recessão global e da desaceleração da economia brasileiro devido ao surto do novo coronavírus.
Para 2020, os economistas das instituições financeiras projetam uma inflação de 3,20%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.