Não é segredo que o governo turco tem prestado auxílio ao Governo do Acordo Nacional líbio (GNA, na sigla em inglês).
Ainda no início do ano, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia confirmado o envio de tropas e material bélico para apoiar o GNA, o qual é reconhecido internacionalmente e controla a capital do país.
Agora, segundo publicou o portal Russkoe Oruzhie, as forças do marechal Khalifa Haftar, chefe do Exército Nacional Líbio (LNA, na sigla em inglês), lograram capturar seu primeiro blindado de origem turca ACV-15, conforme mostram as fotos.
#Libya- first ever FNSS ACV-15 (AAPC variant), supplied by #Turkey to #GNA, captured by the #LNA in Ain Zara, SE #Tripoli pic.twitter.com/VlPVST3T05
— Oded Berkowitz (@Oded121351) March 21, 2020
Primeiro FNSS ACV-15, fornecido pela Turquia ao GNA, capturado pelo Exército Nacional Líbio em Ain Zara, sudeste de Trípoli
O modelo do veículo, feito a partir do blindado de transporte de tropas americano M113, também já tinha sido visto no conflito na Síria.
O ACV-15 em questão é uma modificação armada com uma metralhadora Browning M2 de 12,7 mm.
Existe uma outra versão com um canhão de 25 mm. Sua velocidade máxima na estrada é de 65 km/h e seu tanque de combustível é suficiente para 500 km. Ao total, ele pode carregar 11 homens.
#Libya- more photos of the first ever FNSS ACV-15 (AAPC variant) with M2HB .50 cal HMG, supplied by #Turkey to #GNA, captured by the #LNA in Ain Zara, SE #Tripoli pic.twitter.com/OzzzuqHiJE
— Oded Berkowitz (@Oded121351) March 22, 2020
Mais fotos do primeiro FNSS ACV-15 com uma M2HB .50 cal HMG, fornecido pela Turquia ao GNA, capturado pelo LNA em Ain Zara, no sudeste de Trípoli
Tensões
O conflito na Líbia tem registrado novos episódios com constantes relatos de ataques das forças de Haftar contra bairros de Trípoli.
Na semana passada, uma coluna com centenas de picapes, atribuídas ao LNA e munidas com diferentes armamentos, foi filmada em algum lugar do país.
O evento levantou o temor de uma nova escalada de confrontos entre o GNA e o LNA.